quinta-feira, 10 de abril de 2008

Trabalho Precisa-se......

Ok! Já começo mesmo a ficar farta de não ter trabalho......
Passei pelo meu mail e nos enviados estavam mais cerca de 200 currículos enviados, algumas entrevistas e de trabalho nada!!!
Lembro-me de dizer quando terminei a faculdade que se tal me acontecesse, depois do curso “dava em maluca”....por enquanto ainda não aconteceu....mas devo estar perto do meu limite.....lol
Não estou a concorrer só para a minha área e já tive alguns trabalhos, desde estágios e trabalhei em trabalho temporário, muito em voga hoje me dia, não sei se conhecem......e confesso que estou farta de tanta instabilidade e de enviar currículos e ir a entrevistas, mas falta sempre o quase!!!!
Na zona onde moro é mais fácil encontrar uma agulha num palheiro, do que encontrar um trabalho....
......”Você devia estar num sitio melhor....” ou Você vem mesmo do centro de emprego?!...lol...são comentários que se o assunto não fosse tão grave até me daria uma certa vontade de rir.......aliás como já deu.....o que é que eu hei-de fazer? não consigo evitar.......
Se concorro para a minha área, falta-lhe concluir o estágio, logo, mais um trabalho que perco, se concorro para fora da área, tenho excesso de habilitações e a pergunta da praxe: Porque não vai terminar o estágio?! Como se o curso de Direito só tivesse essa saída........ e os estágios não tivessem a duração de quase 3 anos!!! Sim 3 anos, dá que pensar, não dá?! e também já ouvi outros comentários muitos interessantes, tipo: eu contratava-a, mas até me sinto mal.....pois só posso pagar o ordenado mínimo....e estou certa que quando arranjar uma coisa melhor vai querer sair daqui.....lol
E eu pergunto-me, mas bolas será que existe alguém que fique satisfeito em ganhar o ordenado mínimo uma vida inteira?, não são só os licenciados que ambicionam mais, mesmo uma pessoa que tenha o 12º. Ano, ou até mesmo a 4º. Classe, tem o direito e eu diria mais, o dever de ambicionar ganhar mais do que o ordenado mínimo......até porque ele não é assim tão elevado quanto isso......
Realmente isto cai num círculo vicioso....Ok, também já tive algumas propostas, mas fazendo contas, sim porque apesar de ser de direito sei fazer contas, vejo que o que hipoteticamente iría ganhar não dava ou só daria para os gastos, tendo em conta deslocações, alimentação, portagens, ou passe social ( da zona onde eu moro um passe social custa a módica quantia de 170 euros, se não estou em erro, não é um bocadinho excessivo?! Ah! E só dá para ir até ao Oriente, para andar em Lisboa, por exemplo, terei de tirar outro passe......é surreal!!! E para complicar as coisas, não dá o direito de andarmos em todos os comboios que por lá passam, senão ainda teremos de pagar uma certa quantia a mais, nem em primeira classe......é qualquer coisa de extraordinário!!! Não moro assim tão longe de Lisboa....donde concluo que para não gastar dinheiro das poupanças é melhor rejeitar aquele trabalho......bem, mas isto faz algum sentido?!.....qualquer dia paga-se para trabalhar....lá chegaremos.......
Ah! E depois existe a questão dos estágios, em que se vai fazendo colecção de uns atrás dos outros(remunerados), pois não me posso dar ao luxo de aceitar estágios não remunerados, pois tenho contas para pagar, aliás como todos nós, certo?!
E o tempo vai passando, e o (desespero) aumentando.....
Ok! Possivelmente terei de ir para caixa de um supermercado, também experimentei em época de férias e confesso que não é lá muito interessante, com todo o respeito que eu tenho por essa, como por outras profissões, até porque não sou filha de pais ricos!!!
Mas seria hipócrita da minha parte dizer que não me importo, claro que me importo!!!!! Mas se tiver de ser, será........
Depois começo a pensar.....sim, porque eu ás vezes também penso.....eu preciso é de uma Cunha!!!
Então começo a perguntar aos meus amigos e amigos dos meus amigos, mas nada.......não está fácil.........!!!
E depois também existe a história dos concursos públicos externos, concorri a vários, fiz testes....mas os resultados demoram, demoram, demoram e diz quem sabe melhor destas coisas do que eu, que de externos têm muito pouco.... depois é tipo 3 vagas para 1000 pessoas!!!, quando não são mais....
Sim mil, para terem ideia em Portugal existem cerca de 10 mil licenciados em Direito no desemprego....somos todos burros?! Hum, não me parece......
Depois também me aconteceu numa entrevista para uma multinacional oferecerem-me 250 euros!!! sim estão a ler bem 250 euros para trabalhar a tempo completo saí da entrevista aterrada e pensei, bem deve estar a gozar comigo, só pode!!!
Uns dias mais tarde, num site de emprego, vejo uma espécie de denúncia em que um colega descreve o sucedido.....a situação de escravatura.....a mesma empresa em questão com o famoso ordenado......
E depois dizem que as pessoas não querem trabalhar, eu diria mais, as pessoas não querem é ser escravas!!!
E o pergunto-me: mas a escravatura não foi já abolida há algum tempo?!
Mas o que é isto?!
Divulguem e passem a mais licenciados desempregados........


E vocês que realidades insólitas conhecem no mundo do mercado de trabalho?!
Podia acontecer-te a ti.....Já aconteceu?!.

3 comentários:

ATG disse...

É horrível o trato que se dá hoje aos recém-licenciados e aos "já veteranos", como é o teu caso e em parte o meu.
Dou-te uma sugestão: Força Aérea. Além dos contratos de 6 anos em que no fim és corrida, têm os estágios técnico-militares onde, se ficares aprovada, entras directamente nos quadros... para sempre! Vê bem isso. É até aos 33 anos para licenciados em Direito.

Anónimo disse...

Felizmente nunca passei por estas situações! Quando acabei a faculdade (que não foi direito) há 7 anos atrás tive várias ofertas de trabalho, como os tempos mudam... Naqueles bons velhos tempos tinhamos 3 ou 4 empregos para escolher, o dificil era escolher qual o melhor... Hoje em dia é dificil arranjar um nem que pague 250€ e se trabalhe 12h!!!!

Mónica disse...

Obrigada dj pela sugestão.....já tinha pensado nisso...nunca se sabe....sou polivalente e estou aberta a novas possibilidades.
Obrigada.